BEM VINDOS AO MEU BLOG

Olá, o meu nome é Inês e pretendo entreter-vos com as minhas publicações! Infelizmente voltamos a estar em confinamento e por isso espero po...

domingo, 28 de fevereiro de 2021

O DESENHO DE SOLUÇÕES INTERATIVAS

Olá pessoal! Este será o último tópico da teoria da interatividade!!! Espero que tenham gostado de aprender um bocadinho + sobre informática.


O desenho de soluções interativas:

O desenho de soluções interativas deve ser precedido do levantamento de todos os requisitos envolvidos, podendo este ser mais ou menos complexo, de acordo com o tamanho e a complexidade destas.

• Definição da solução interativa a desenvolver. 

• Caracterização do tipo de imersão pretendido. 

• Avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar.

• Definição da capacidade de perceção dos movimentos do utilizador. 

• Avaliação de recursos e capacidades. 

• seleção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento. 

• Criação e edição de formas geométricas e texturas.

• Descrição da visão estereoscópica. 

• Caracterização do hardware, do software e do suporte de rede. 

• Modelação da ação física do sistema.


Existem diversas ferramentas para a criação de soluções interativas no âmbito da realidade virtual:

DI-Guy - permite adicionar características do comportamento humano a acontecimentos simulados em tempo real. Cada característica altera-se de forma realista, responde a comandos simples e movimenta-se no ambiente de acordo com as indicações. Estas características são animadas de forma automática. 


Gizmo3D - é uma solução completa para a industria, aplicações militares e jogos. Para além de ser usado pelos serviços militares é também utilizada na indústria espacial. Permite desenvolver formas geométricas de uma forma rápida, sombras em tempo real, estruturas recursivas, ambientes e animação.


Virtus Walk Through Pro - permite uma visualização 3D intuitiva. Possui ferramentas de modelação e de edição, cria perspectivas corretas com o mapeamento de texturas, tem capacidade de exportar VRML (Virtual Reality Modeling Language) e combina a capacidade de rendering 3D em tempo real com as movimentações detetadas.




WorldToolKit para Windows - permite o desenvolvimento de ambientes 3D simulados e aplicações de realidade virtual. É uma livraria orientada a objetos com um alto nível de funções para configuração, interação e controlo da simulação em tempo real.



VRML - Linguagem de programação de ambientes virtuais de rede para internet, podendo as suas aplicações ser executadas na maioria dos browsers.



CAVELib - é a API (Aplication Programmer s Interface) mais utilizada para o desenvolvimento de aplicações visualmente imersivas. É uma plataforma que permite criar um produto final de alta qualidade que pode ser executado em diferentes sistemas operativos, como o Windows, o Linux, o Solaris e o IRIX, e independente dos sistemas de visualização utilizados.



Obrigada e até à próxima !!!


COMO AVALIAR SOLUÇÕES INTERATIVAS

As soluções interativas de realidade virtual têm como objetivo principal o envolvimento do utilizador interagindo num ambiente que não é real. Estas soluções necessitam de ser avaliadas, nomeadamente nos aspetos relacionados com as questões tecnológicas utilizadas, as alterações provocadas ao nível psicológico e social dos utilizadores e a qualidade da aplicação.




Para avaliar soluções interativas, de uma forma mais completa e objetiva, analisam-se as seguintes características:
• funcionamento dos dispositivos periféricos e a sua ergonomia. 
• qualidade gráfica dos ambientes virtuais e o seu realismo perante o olhar do utilizados. 
• contributo para a imersão do utilizador. 
• utilização adequada das cores. 
• aspetos virtuais. 
• qualidade adequada do som. 
• qualidade da estimulação táctil e da perceção da força.
• funcionamento e objetivos da simulação.
• outras características mais específicas relacionadas com a área ou domínio em que se insere.

Obrigada e até à próxima !!!

sábado, 27 de fevereiro de 2021

TIPOS DE INTERATIVIDADE

Tipos de interatividade


 Linear – o utilizador pode definir o sentido da sequência das ações desenvolvidas no ambiente virtual, mas apenas acedendo à seguinte ou à precedente. Numa interação linear as ações são mais simples de gerar. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.



De suporte – o utilizador recebe do sistema apoio sobre o seu desempenho através de simples mensagens de ajuda a complexos manuais. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.



Hierárquica – o utilizador navega no sistema através de um conjunto predefinido de opções, podendo selecionar um trajeto. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.



Sobre objetos – o utilizador ativa objetos usando o rato ou um outro dispositivo apontador para obter respostas do sistema. Estes objetos alteram o seu funcionamento de acordo com determinados fatores.



Reflexiva – o sistema efetua perguntas que o utilizador responde. Este pode comparar as suas respostas com as de outros utilizadores ou com as de especialistas, permitindo, desta forma, uma reflexão sobre as mesmas. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa.



De hiperligação – o sistema define as ligações necessárias para garantir que o acesso aos seus elementos, por parte do utilizador, seja assegurado por todos os trajetos possíveis ou relevantes, criando um ambiente flexível. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa.



De atualização – a interatividade entre o sistema e o utilizador permite gerar conteúdos atualizados e individualizados em resposta às ações do utilizador. Este tipo de interatividade pode variar de um formato simples de perguntas e de respostas até formatos mais complexos que podem incorporar na sua construção componentes de inteligência artificial. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa.



Construtiva – o utilizador constrói um modelo a partir do manuseamento de objetos componentes deste, atingindo um objetivo específico. Para tal, o utilizador tem de seguir uma sequência correta de ações para que a tarefa seja concluída. Este tipo de interatividade é uma extensão do tipo de interatividade de atualização e desenvolve-se de forma proativa.



Obrigada e até à próxima !!!


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Exercício físico para iniciantes

 Olá pessoal!! O exercício físico trabalha o nosso corpo mas também melhora a nossa mente...



Os benefícios do exercício físico na saúde são vários: controlo do peso, combate de algumas doenças e condições de saúde, aumento dos níveis de energia ou melhoramento do sono.

Por isso, visto que estamos em confinamento e temos mais tendência a estar parados, sugiro que comecem por fazer alguns destes "workouts at home" para "beginners" da Pamela Reif:

Para trabalhar todo o seu físico de uma só vez faça este treino de 20 minutos que inclui pausas entre os exercícios:


Se optar apenas pelos abdominais este vai queimar a tal gordura abdominal que todos têm dificuldade de se livrar:



Para os glúteos e as pernas este vai vos deixar KO:



E finalmente se quiser ganhar algum músculo nos seus braços recomendo este:




Boa sorte :)
Obrigada e até à próxima !!!









NÍVEIS DA INTERATIVIDADE

Na relação Homem-máquina podem ser identificados os níveis de interatividade reativa, coativa e proativa. 👨💻


Reativa – o utilizador tem um controlo limitado sobre o conteúdo do ambiente virtual. A interação e o feedback são controlados pelo sistema e seguem um caminho pré-programado, ou seja, o sistema controla o desenrolar da ação dos utilizadores.

Coativa – o utilizador tem o controlo da sequência, do ritmo e do estilo das ações desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual.

Proativa – o utilizador tem o controlo da estrutura e do conteúdo das ações desenvolvidas no ambiente virtual, ou seja, o utilizador controla dinamicamente o desenvolvimento do conteúdo deste.




Segundo a ação sensorial, os níveis de interatividade classificam-se em elevada, média e baixa.


Elevada – o utilizador está completamente imerso num ambiente virtual, onde são estimulados todos os seus sentidos.

Média – apenas alguns sentidos do utilizador estão a ser utilizados e exerce um controlo limitado sobre o desenrolar da ação num ambiente virtual.

Baixa – o utilizador não se sente como parte do ambiente virtual e apenas alguns dos seus sentidos estão a ser utilizados.



Obrigada e até à próxima !!!






Componentes da interatividade

 

Retomando ao tema da última publicação (sobre a interatividade), hoje vamos aprofundar nas características da interatividade:

Comunicação – estabelece uma transmissão recíproca entre o utilizador e o sistema, através de dispositivos periféricos ligados ao sistema. 

Feedback – permite regular a manipulação dos objetos do ambiente virtual a partir dos estímulos sensoriais recebidos do sistema pelo utilizador.

Controlo e resposta – permitem ao sistema regular e atuar nos comportamentos dos objetos do ambiente virtual. 

Tempo de resposta – é o tempo que decorre entre a ação do utilizador sobre um dos objetos do ambiente virtual e a correspondente alteração criada pelo sistema.

Adaptabilidade – é a capacidade que o sistema possui de alterar o ambiente virtual em função das ações do utilizador sobre os objetos deste.


Obrigada e até à próxima !!!

Resultados do inquérito

 Como prometido vou divulgar as respostas do meu inquérito. Esperava ter mais interação mas obrigada a quem participou !















































Vou tentar melhorar o blog de acordo com as vossas respostas!


Obrigada e até à próxima !!!

sábado, 20 de fevereiro de 2021

INTERATIVIDADE

 Oi pessoal! Eu sei que ando desaparecida mas voltei com mais conhecimentos sobre informática. 

Hoje abordaremos o conceito de interatividade.


DEFINIÇÃO


A interatividade num ambiente virtual consiste na possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema através de ações efetuadas neste e nos seus objetos. O sistema, em função das ações, transforma-se e adapta-se, criando novas situações ao utilizador. 




A interatividade tem como componentes:

- a comunicação

- o feedback

- o controlo e resposta

- o tempo de resposta

- a adaptabilidade


Não se esqueçam de responder ao meu inquérito (está divulgado na publicação anterior, mas se fores preguiçoso é só clicares aqui para acederes ao meu formulário)

Obrigada e até à proxima !!!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Inquérito de satisfação

 

Olá ! Neste post apenas apelo ao preenchimento do meu formulário. É tão importante para mim como para vocês. Obrigado.

*depois partilho os resultados deste inquérito e farei mudanças de acordo com as vossas respostas*




Para aceder ao formulário clique aqui

link: https://forms.gle/FUMMHXCYjiVx9CHw5

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Realidade imersiva e não imersiva

PREPARADOS PARA DESCOBRIR MAIS SOBRE A REALIDADE VIRTUAL?

O assunto de hoje são os dois tipos de realidade virtual: imersiva e não imersiva.


  • Realidade imersiva

realidade imersiva consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, o utilizador sente-se dentro do ambiente e a interagir com os seus elementos. Para produzir no utilizador esta sensação, o sistema tem de conseguir estimulá-lo sensorialmente, utilizando diversos dispositivos, como o capacete de visualização (head-mounted display), as luvas de dados (datagloves) e os auscultadores (headphones). Além destes, é importante considerar outros aspetos na imersão, como o lugar utilizado, a forma como é efetuada a projeção, a posição e as deslocações do utilizador, a distância do utilizador aos controlos e a qualidade do som. 

  • Realidade não imersiva



A realidade não imersiva, ao contrário da realidade imersiva, consiste na sensação de não-inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, neste caso o utilizador não se sente como parte do ambiente. É considerado ambiente não imersivo a visualização de imagens tridimensionais através de um monitor e em que o utilizador interage com os elementos do ambiente virtual através de dispositivos como o rato, o teclado e o joystick.


Obrigada e até à próxima !!!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Realidade virtual

 

Hoje irei abordar algumas temáticas da teoria da interatividade. 

Comecemos por compreender o conceito de realidade virtual.






O que é a realidade virtual?

A realidade virtual consiste em ambientes simulados através do computador, permitindo aos utilizadores interagir, visualizar e manipular objetos destes. 
Os ambientes podem ser recriações a partir do ambiente real ou recriações originais que existem apenas no ciberespaço.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*NOTA*Ciberespaço é o espaço que existe no mundo de comunicação em que não é necessária a presença física do homem para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação. É o espaço virtual para a comunicação disponível através da Internet.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estes ambientes virtuais são, atualmente, utilizados na maioria das áreas do conhecimento e das atividades humanas, como medicina, arquitetura, engenharia, educação, entretimento e treino de atividades desportivas e profissionais.
A simulação da realidade é uma imitação de um sistema do mundo real. 
A realidade virtual permite simular virtualmente experiências do mundo real, economizando tempo e dinheiro e atingindo objetivos que, muitas vezes, não seriam tão facilmente alcançados.


Obrigada e até à próxima !!!

BEM VINDOS AO MEU BLOG

Olá, o meu nome é Inês e pretendo entreter-vos com as minhas publicações!

Infelizmente voltamos a estar em confinamento e por isso espero poder partilhar com vocês dicas para manter e melhorar a nossa saúde mental e física. Irei também postar conteúdos relacionados com informática, presumindo que vos possa agradar e enriquecer o vosso conhecimento.


Neste momento estamos em casa mas é importante termos rotinas saudáveis. Vou começar por partilhar com vocês receitas fáceis, rápidas e saudáveis que costumo fazer:

  • Beringela refogada
📌Ingredientes
-2 beringelas picadas -½ cebola picada -1 dente de alho picado -1 tomate picado -4 colheres de sopa de molho de tomate -1 colher de café de orégano -1 colher de café de tempero desidratado salsinha, pimenta Sal a gosto


  • Omelete de batata, ovo e cenoura
📌Ingredientes -1 batata -1 cenoura -2 ovos -2 colheres de sopa de farinha de trigo sal a gosto pimenta do reino a gosto tempero baiano a gosto



Para a semana trago receitas de sobremesas😋

Obrigada e até à próxima !!!
*fiquem bem*